Blog

Executivo Estressado

Saúde e Empreendedorismo – O que tem a ver?

Convivo cotidianamente com empreendedores muito preocupados com sua formação para alta performance, em sua maioria, com foco no aumento de vendas e lucros de suas empresas. Nessa corrida, vivem um turbilhão de atividades e metas, que vem associadas a uma verdadeira montanha russa de emoções e principalmente de estresse.

Muitas são as doenças relacionadas ao estresse e muitas outras potencializadas pelo mesmo. Mas, será que esses empreendedores, sobretudo os mais jovens, estão preocupados com o impacto que essa carga cotidiana de estresse causa na sua saúde? Como administradores e responsáveis pelo desempenho de nossas empresas e das pessoas que colaboram com ela, será que não estamos negligenciando o principal recurso que dispomos para enfrentar os imensos desafios do dia a dia?

O que mais tenho ouvido quando em contato com empreendedores é que eles ou não têm tempo de cuidar da própria saúde. A resposta é sempre a mesma: agora não tenho tempo, tenho muita coisa para fazer, depois cuido disso. Muitas vezes, eles não leem os sinais que o corpo emite, quando está sendo muito exigido e, na “correria” a que são submetidos, sequer percebem esses sinais, até porque no início eles são sutis, mas com o passar do tempo, se tornam mais evidentes e mesmo assim, os cuidados são procrastinados.

Sim, o estresse é de fato um dos VILÕES das desordens físicas e emocionais. Os empreendedores, especificamente, pela carga cotidiana de exigências que recebem, são alvos perfeitos para os efeitos nefastos do estresse. Afinal, falar de saúde não se restringe aos aspectos apenas relacionados ao bem estar físico, mas tão importante quanto, estão o bem estar mental e social também.

E você, sabe como está sua saúde?

A submissão a exames laboratoriais e de imagem, por exemplo, sem ser orientado por queixas, não são suficientes para evidenciar estados de saúde que sugiram cuidados especiais ou não. Os exames devem ser guiados por queixas e quadros clínicos, para orientar os cuidados e não entendidos como indicadores de doenças. Ainda assim, não são suficientes. Como está sua vida social? Como está seu estado mental? Esses outros aspectos são muito importantes para um diagnóstico assertivo e orientações precisas. Por isso, é fundamental um contato sistemático com seu médico.

Não é minha intenção aqui fazer diagnósticos ou discorrer sobre doenças que você já ouviu falar ou conhecem a existência, talvez por si próprio ou por algum amigo ou parente, tais como hipercolesterolemia, infarto, acidente vascular cerebral, diabetes, hipertensão, cefaléia, dores musculares.
Meu propósito é convidá-lo a uma reflexão sobre sua condição de saúde e incluir nos seus indicadores de sucesso profissional, outros de ordem pessoal, como aqueles que falam de sua qualidade de vida e bem estar físico, mental e emocional. Talvez você ainda não tenha se dado conta, mas essas duas coisas devem caminhar juntas, até porque uma alimenta a outra.

Como você pode se ajudar?

Inclua na sua agenda tempo específico para cuidados com a saúde, atividade física e atividades de lazer.  Um dos principais cuidados que se deve ser tomado é com sua pele, porque o estresse pode causar muitas doenças de pele e comprometer a evolução da cura em tratamento de lesões provocadas por outras fontes (queimaduras, cirurgias, etc). Com uma equipe de alta competência formada por médicos e enfermeiras, você encontra aqui na Dermacura todos os cuidados e tratamentos necessários  para que você possa sempre continuar a cuidar da sua pele,. Somos uma clínica especializada em cuidados com lesões da pele, nossa missão é o seu bem estar físico, social e mental.

Então não perca tempo e Agende já sua Consulta e comece agora a cuidar da sua pele e a recuperar a sua auto estima e disposição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *