Blog

Dermacura - Úlceras neuropáticas

ÚLCERAS NEUROPÁTICAS

[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” animation=”none” implicit=”true”]

Úlceras neuropáticas podem ocorrer em pacientes com diabetes, lesão de medula espinhal, hanseníase, ou outras condições que resultam na perda da sensibilidade das pernas e dos pés. Úlceras de pé em diabéticos são mais comumente causadas por uma neuropatia periférica e doenças vasculares periféricas.

A neuropatia é causada pela elevação prolongada da glicose e envolve mudanças sensoriais e motoras. A neuropatia sensorial leva à perda da sensibilidade que é uma função de proteção. O paciente é incapaz de sentir dores ou desconforto assim a fricção de calçados de tamanhos inadequados, objetos estranhos, ou lesões causadas por pisar em um objeto com os pés descalços não resulta em ações corretivas. Nessas circunstâncias, os pacientes podem desenvolver ulcerações, e podem até não tomar conhecimento da lesão. A Neuropatia motora pode resultar em deformidades do pé (Doença de Charcot), perda de gordura na região plantar do pé, deformação nas articulações e outros comprometimentos, problemas esses que podem desencadear a perda do arco plantar do pé. Essas alterações afetam o alinhamento do pé e a distribuição da pressão durante a caminhada, o que pode resultar em úlceras por pressão.

Atendimento multidisciplinar desses pacientes com a intervenção precoce e acompanhamento de perto é a chave para a prevenção e o tratamento de complicações como osteomielite e gangrena que podem resultar em amputação.

[/column]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *